Câmara de Vereadores de Constantina

Confira os Trabalhos realizados pelo Poder Legislativo de Constantina

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Matéria Câmara 14-09-11

VEREADOR MARTINELLI COMENTA A 6ª CONFERENCIA ESTADUAL DE SAÚDE

O Ver. Gilmar Martinelli (PT) participou da 6ª conferência Estadual da Saúde que aconteceu de 01 a 04 de setembro no centro de eventos em Tramandaí -RS. “Foi sem dúvida uma das mais importantes conferências já acontecidas devido aos grandes eixos temáticos debatidos”, ressaltou o vereador.
   Além disso, salientou alguns temas que foram destaques na Conferência como: 1-Saúde na seguridade social; 2-Acesso e acolhimento; 3-Gestão e financiamento e relação público X privado; 4- participação da comunidade no controle social.
 O vereador explicou ainda, que em 1990 o presidente da época, Fernando Collor de Melo, vetou 17 pontos importantes do PL.80/80 do SUS (Sistema Único de Saúde), abrindo vários caminhos para a privatização. “Esta disputa se deu por que de um lado temos um grupo que cresce muito, e que tem quase que exclusivamente a obtenção do lucro, e de outro lado, temos os que lutam pela garantia e que buscam manter o SUS como um direito de todos”, destacou. Por isso, segundo o vereador, que nestes 20 anos o SUS teve muitas dificuldades na condução da verdadeira política de saúde.
            Destacou alguns pontos que foram referenciados na Conferência Estadual da Saúde:
1-     Criar uma política de saúde para que todos os profissionais, graduados em universidades públicas, devam trabalhar por um tempo no SUS. 2-Regionalizar os serviços de média e alta complexidade, ex. hospitais regionais. 3- Implantar de forma plena a política de humanização do SUS. 4- Desburocratizar o acesso dos usuários aos serviços de saúde. 5- Capacitar e garantir a autonomia e respeitar as ações e deliberações de todos os conselhos de saúde.
            “Estamos num momento importante através destas conferências, para retomarmos a grande mobilização da luta do verdadeiro SUS. Se nós queremos saúde pública para todos e com boa qualidade temos que unir todas as forças, movimento sociais e populares e enfrentarmos de frente todas as tentativas de privatização, para que de fato o SUS se torne um grande patrimônio do povo brasileiro”, enfatizou o vereador.
    Finalizou, parabenizando o Governo Municipal, Secretaria da Educação e Cultura,
Patronagem do CTG Taquaruçu pela organização de mais uma “bela semana Farroupilha que está em curso na Praça Getúlio Vargas”.


VER. RIGON FAZ INDICAÇÃO PARA A CONSTRUÇÃO DA TERCEIRA PISTA NA BR 386

           

O Ver. Lírio Rigon (PP) em seu pronunciamento comentou sobre indicações que apresentou junto a Casa Legislativa para que seja construída a terceira pista em todos os aclives da BR 386 no Trecho de Iraí a Tio Hugo e que precedido de estudo técnico, seja implantada a velocidade de 110Km/h na referida BR. O vereador justificou a sua indicação ressaltando que a estrutura viária da BR 386 continua a mesma da década de 70, bem como, a velocidade máxima permitida, varia entre trechos de 80Km/h e 60Km/h. “Porém com o passar dos anos houve o aumento do número de veículos, estando defasada a infraestrutura viária. Também muitas imprudências acontecessem, causando vários acidentes, isto, pela dificuldade de ultrapassagem pois, muitos veículos lentos trafegam nestes trechos”, explicou o vereador.
Neste sentido, o vereador participou de uma reunião com as lideranças políticas da região, que demonstraram interesse para que este Projeto tivesse continuidade. A partir disso, o vereador esteve em Porto Alegre, na Assembléia Legislativa e entregou um protocolo ao Sr. Vladimir Roberto Casa, superintendente do DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transporte) solicitando esta ampliação.
Também esteve na UVERGS, solicitando para que fosse realizada uma reunião mobilizando toda a região para unir forças na realização deste Projeto. “Sabemos que somos colaboradores do pedágio da BR 386 no Trecho Carazinho- Sarandi e que nós deveremos mobilizar juntos com os Prefeitos da região, pois pagamos o IPVA para sermos dignos de uma rodovia adequada”, enfatizou o vereador Rigon.
O vereador também se demonstrou preocupado com a falta de recursos para a saúde, educação e a segurança. “Tendo em vista, que os profissionais da área da saúde e de educação tem a prerrogativa de fazer manifestos, fazer protestos em busca de melhorias salariais, e a Brigada, por ter caráter militar enfrenta problemas e repreensões dos superiores inclusive com ameaça de aplicação de penalidades eu me manifesto junto a Brigada para buscar esta defasagem no salário, visto que, eles são lembrados apenas quando acontece alguma fatalidade”, destacou o vereador.
Finalizou seu pronunciamento dizendo “Fazer o bem sem olhar a quem”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário