Câmara de Vereadores de Constantina

Confira os Trabalhos realizados pelo Poder Legislativo de Constantina

quinta-feira, 2 de junho de 2011

VER. MARTINELLI PROPÕE A FORMAÇÃO DO GRUPO DE APOIO AOS PORTADORES DE HEPATITE

O vereador Gilmar Martinelli (PT) em seu pronunciamento comentou sobre a indicação apresentada na última sessão sobre a criação de um grupo de apoio aos portadores de Hepatite em Constantina. O vereador argumentou:
-Dois importantes vírus, o da hepatite B e C, já contaminaram quinhentos e cinqüenta milhões de pessoas no mundo. Estes dados, da Organização Mundial da Saúde, mostram o impressionante tamanho da epidemia de hepatite C, dez vezes maior que o da AIDS. Uma em cada doze pessoas no mundo está infectada com uma dessas duas hepatites. No Brasil existem 2 milhões de infectados com a hepatite B e entre 3 e 4 milhões infectados com a hepatite C. Aproximadamente um em cada trinta brasileiros está contaminado e a maioria não sabe disso, desconhecendo que está doente porque a doença não tem sintomas aparentes. O vereador ressaltou “Se nada for feito de imediato, mais de um milhão de brasileiros poderão desenvolver cirrose ou câncer no fígado nos próximos 15 anos. O custo social, com perda da capacidade de trabalho, aposentadorias, tratamento da cirrose e prováveis transplantes de fígado, será com certeza infinitamente superior ao que seria gasto com detecção e tratamento dos infectados”.
Além disso, argumentou que estudos comprovam que portadores de hepatite se não diagnosticados apresentam uma expectativa de vida de somente 56 anos. É necessário encontrar o mais rapidamente possível os brasileiros infectados, pois uma vez detectados os portadores, com os tratamentos disponíveis atualmente, pelo menos 600.000 (seiscentas mil) vidas seriam salvas de evoluir para a falência hepática e conseqüentemente a morte. O vereador alerta “Se você realizar o teste e for positivo para uma das duas hepatites não fique desesperado, pois, no fundo você é uma pessoa de sorte. Agora você já está sabendo que é portador de um vírus traiçoeiro e silencioso, que ataca o fígado sem causar sintomas. O grande perigo é não ficar sabendo que você está contaminado, como a maioria dos milhões de brasileiros portadores da doença”, complementou o vereador Martinelli.
O vereador salientou ainda, a importância do Grupo de Apoio aos portadores de Hepatite, visto que, no grupo, poderão discutir e conhecer melhor os cuidados comportamentais que deverão ter, conhecer quais as dietas e exercícios recomendados, os cuidados alternativos, conhecerão outros portadores podendo trocar experiências e também, poderão tirar dúvidas fazendo perguntas aos médicos especializados que irão dar suporte aos Grupos. “É por isso, que considero importante, termos aqui em Constantina, um grupo de apoio aos portadores de Hepatite” finalizou o vereador.

Nenhum comentário:

Postar um comentário