VER. RENATO DESTACA PROGRAMA PRIMEIRO PASSO E DEMAIS PROJETOS DA ADMINISTRAÇÃO
O Ver. Renato Sabadini - PT na última sessão da câmara destacou o Programa Primeiro Passo que oportunizará inicialmente a 30 jovens de 16 a 24 anos a atuaram em empresas locais por 6 meses. As empresas serão beneficiadas, explica o vereador, pois, o município pagará 25% do salário e 30% se a empresa renovar por igual período de mais 6 meses. “A administração municipal está construindo novas oportunidades aos jovens para permanecerem no nosso município, obtendo sua própria renda e na construção de cidadania, igual a isso só tivemos no Estado no Governo Olívio Dutra quando implantou o 1º emprego e que Constantina tinha dezenas de jovens no mercado de trabalho” ressaltou.
Além disso, o vereador comentou o Projeto de Lei 140/2011 que foi aprovado na última sessão, onde o município, segundo o vereador, beneficiará dezenas de famílias com a doação de imóveis no loteamento popular no Bairro Santa Lucia, “sendo que, as famílias agora poderão fazer melhorias, em breve estarão com as escrituras em mãos” enfatizou. Também o vereador explicou o Projeto de Lei 141/2011 do executivo que foi aprovado com uma emenda coletiva dos Vereadores. O projeto concederá a mutuários ou adquirentes de lotes ou casas oriundas de programas sociais de habitação organizadas pela Prefeitura Municipal desconto de até 70% sobre os débitos vencidos ou a vencer junto a fazenda municipal, se pago em parcela única a contar 90 dias da lei. Para os que optarem em pagar em até 12 parcelas, o desconto será de 50% desde que seja assinado o termo de solicitação em até 90 dias.
O vereador Sabadini destacou ainda, a solicitação feita pelo Prefeito Bráulio, pelos Vereadores do PT e lideranças do município ao Governador Tarso, no último dia 04-11 onde as reivindicações foram pela ligação asfáltica de Constantina a Ronda Alta, passando pela Linha Matriz e outro pedido é pela construção de uma ciclovia no acostamento da RS 500 e RS 143 “onde possibilitaria também caminhadas com mais segurança,”explicou. Na mesma data em Sarandi foi sancionado por Tarso o programa SUSAF – Programa que prevê que as agroindústrias familiares do Rio Grande do Sul com inspeção municipal possam comercializar seus produtos em todos os municípios do Estado. O vereador parabenizou o Governo do Estado e o Dep. Edegar Pretto autor do Projeto pela sensibilidade em apoiar os agricultores familiares.
O Ver. Renato também relatou suas visitas nas comunidades, verificando as melhorias na energia elétrica e as obras em andamento que beneficiará seis comunidades com novos poços de abastecimento de água. Visitou ainda obras de melhorias nas estradas do município e em comunidades que segundo o vereador deverão ser atendidas nos próximos dias.
VER. EDEMAR MUNERON SE PREOCUPA COM O USO DE SECANTES E COMENTA PROJETO DE LEI
O vereador Edemar Muneron (PDT) em seu pronunciamento fez um apelo para que os agricultores evitem o uso de secantes no trigo. O vereador explicou: “sabe-se que alguns agricultores aceleram a secagem do trigo com o uso de secantes que são prejudiciais para o meio ambiente e para a saúde humana, sendo que este trigo que o próprio agricultor produziu pode voltar para o seu consumo através de seus derivados, como a farinha, por exemplo, podendo prejudicar ele mesmo e sua família, por isso, deixo o apelo para que seja evitado o uso de secantes e agrotóxicos que são prejudiciais para o meio ambiente e ao homem”.
Também, o vereador comentou sobre a importância do Projeto de Lei 143/2011 que foi aprovado na última sessão (03-11-11) onde cria o Programa Primeiro Passo.O vereador ressaltou que este Programa é para oportunizar os adolescentes a se inserirem no mercado de trabalho com o primeiro emprego, sendo que a empresa que aderir o programa terá um auxílio de uma porcentagem no salário mínimo do funcionário que estiver enquadrado no Primeiro Passo. “Esta oportunidade de inserção dos jovens no mercado de trabalho também incentiva para que os mesmos adquiram responsabilidade, experiência, dignidade, além de ser uma forma de ocupação saudável, evitando que o jovem tenha envolvimento com drogas ou outros vícios,” enfatizou o vereador.
O vereador concluiu se colocando a disposição de todos os Constantinenses para auxiliar naquilo que for de seu alcance.
Nenhum comentário:
Postar um comentário